10abr

Em evento da UFMG, Wagner Possas palestra sobre o poder das legaltechs

Na semana passada, dia 04/04, o Wagner Possas participou como palestrante do evento “O Mercado da Inovação e o Futuro da Advocacia”. No painel “Panorama da inovação”, o cofundador do NetLex conversou com os estudantes presentes sobre as novas exigências do mercado jurídico no Brasil, e como as legaltechs estão ganhando cada vez mais espaço no setor.

O evento tinha o intuito de envolver os alunos da UFMG, principalmente os que estão no começo do curso, em discussões sobre tecnologia e inovação no Direito, fazendo um panorama das novas habilidades que já são exigidas dos advogados e como eles também podem contribuir para que o Jurídico usufrua melhor das soluções existentes.

Na oportunidade, professores trouxeram para a conversa um tema muito importante e atual: a regulação que o Direito irá trazer sobre novas tecnologias, como a discussão que existe na Europa e nos Estados Unidos sobre como responsabilizar acidentes causados por inteligência artificial, etc. E, em um segundo momento, convidados como o Wagner Possas conversaram com os estudantes sobre os impactos da tecnologia na prática do Direito.

Em sua palestra, Wagner explicou que o mercado está mudando e suas percepções sobre isso, tanto sob a ótica dos advogados, quanto sob a de empreendedor no setor jurídico. A proposta era deixar claro para os estudantes que:

  • Estamos com caminhos abertos para quem quer empreender (no Brasil e no mundo – e, inclusive, há áreas que ainda nem foram desbravadas ainda!)
  • Há muitas iniciativas partindo dos próprios advogados que são, também, empreendedores.
  • Vivemos uma nova era atualmente que, no universo jurídico, é percebida na medida em que os advogados já alteraram sua forma de trabalhar por causa da tecnologia – por exemplo, há escritórios com equipes dedicadas à redação e organização do conteúdo e há escritórios que buscam profissionais com perfil mais aberto à tecnologia para implantar e gerenciar os softwares contratados, demandas que envolvem Direito Digital já são mais recorrentes, etc.

Você compareceu ao evento “O Mercado da Inovação e o Futuro da Advocacia”? O que você achou da temática abordada? Compartilhe conosco sua impressão sobre o papel da inovação na advocacia!

Julia Brito

QUEM POSTOU

Julia Brito
Publicitária - NetLex julia.brito@netlex.com.br

Deixe um comentário